
Quando falamos de relacionamento, a pauta que quase sempre aparece é o ciúme. Ter ciúmes em algumas situações, de forma moderada, pode até ser saudável, mas quando ocorre o tempo todo e de maneira intensa, aí complica um pouco. Como esse é um tema muito recorrente, apresento 5 dicas de como lidar com ciúmes:
1) Não alimente o ciúmes
Estou desconfiado, o que eu faço? Fuço a vida do parceiro até não aguentar mais, óbvio… Nem tanto, esse é um tipo de comportamento que reforça o ciúme em excesso. Parece lógico que se eu tenho ciúmes devo ficar vigiando, pois só assim ficarei mais tranquilo, mas a realidade é que o resultado é o extremo oposto. Quanto mais me esqueço da minha vida e foco na missão de vigiar meu parceiro mais o ciúme cresce.
2) Coloque-se no lugar do outro
Colocar-se no lugar do outro muitas vezes ajuda, pois quando estamos com muito ciúme não costumamos pensar no outro, mas sim no nosso sentimento de raiva. Exercitar esse colocar-se no lugar do parceiro ajuda para não passarmos do ponto.
3) Trabalhe sua autoestima
Se eu apresento regularmente um ciúme exagerado, é bem provável que eu não esteja cuidando de minha autoestima. Focar mais em você, em sua autoestima, é uma excelente estratégia para lidar com o ciúme.
4) Aprenda a confiar
Fato muito importante: Não tem como estar em um relacionamento sem confiança. Aprender a acreditar em seu parceiro é fundamental para o sucesso da relação.
5) Aposte na comunicação
O último, e talvez mais importante, é aprender a conversar. Expor seus sentimentos e ouvir o outro fará com que o casal busque estratégias para lidar com os problemas, sempre respeitando as dificuldades de cada um. Aposte sempre na comunicação.
Comentários no Facebook