Como Lidar Com o Ciúmes

By 6 de abril de 2016Artigos

Quando falamos de relacionamento, a pauta que quase sempre aparece é o ciúme. Ter ciúmes em algumas situações, de forma moderada, pode até ser saudável, mas quando ocorre o tempo todo e de maneira intensa, aí complica um pouco. Como esse é um tema muito recorrente, apresento 5 dicas de como lidar com ciúmes:

 

 

1) Não alimente o ciúmes

textc3a3o

Estou desconfiado, o que eu faço? Fuço a vida do parceiro até não aguentar mais, óbvio… Nem tanto, esse é um tipo de comportamento que reforça o ciúme em excesso. Parece lógico que se eu tenho ciúmes devo ficar vigiando, pois só assim ficarei mais tranquilo, mas a realidade é que o resultado é o extremo oposto. Quanto mais me esqueço da minha vida e foco na missão de vigiar meu parceiro mais o ciúme cresce.

 

 

2) Coloque-se no lugar do outro

tumblr_lhe4f5pNHx1qdroz4o1_500

Colocar-se no lugar do outro muitas vezes ajuda, pois quando estamos com muito ciúme não costumamos pensar no outro, mas sim no nosso sentimento de raiva. Exercitar esse colocar-se no lugar do parceiro ajuda para não passarmos do ponto.

 

 

3) Trabalhe sua autoestima

fanfiction-idolos-the-wanted-u-smile-i-smile-1082972,310820132337

Se eu apresento regularmente um ciúme exagerado, é bem provável que eu não esteja cuidando de minha autoestima. Focar mais em você, em sua autoestima, é uma excelente estratégia para lidar com o ciúme.

 

 

4) Aprenda a confiar

tumblr_mevyi6CFr11rdqzbao1_500

Fato muito importante: Não tem como estar em um relacionamento sem confiança. Aprender a acreditar em seu parceiro é fundamental para o sucesso da relação.

 

 

5) Aposte na comunicação

tumblr_lsta7rQGZ61qja1yxo1_500

O último, e talvez mais importante, é aprender a conversar. Expor seus sentimentos e ouvir o outro fará com que o casal busque estratégias para lidar com os problemas, sempre respeitando as dificuldades de cada um. Aposte sempre na comunicação.

Junior Bardi

About Junior Bardi

Psicólogo formado pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), especialista em terapia cognitiva pelo CTC Veda (cursando), Coaching pela International Association of Coaching Institutes (ICI), certificado de hipnose clínica pela International Hypnosis Association (IHA) e curso de existencialismo pela PUCPR, atua com terapia cognitivo-comportamental no tratamento de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, fobias e ministra palestras em Maringá e região. CRP 08/21391

Comentários no Facebook